top of page

O que você precisa saber sobre fraturas.


ree













Olá caro leitor, é um prazer tê-lo aqui para mais um conteúdo informativo, eu sou o Dr. Leonardo Pozzobon, médico especialista em joelho e hoje o assunto é fraturas.

A fratura trata-se de um tipo de lesão que causa trincas ou rompimento completo de algum osso do corpo. Para esse tipo de lesão existem diversas classificações que discorreremos sobre elas nessa publicação, mas sugiro que leia até o final para saber como lidar em uma situação de fratura até que consiga atendimento médico adequado.

Principais causas das fraturas.

O mais comum é lesões como essas decorrer de acidentes com impactos, esmagamentos ou quedas, entretanto existem outros fatores que podem contribuir para fratura de ossos.

Fraturas por consequências patológicas podem ser ocasionadas com mais facilidade que o comum, doenças como a osteoartrite e câncer de ossos enfraquecem significativamente essas estruturas tornando-as mais propensas a lesões.

Outro tipo de fratura são aquelas geradas por estresse, mais comum em esportistas e atletas, nestes casos a repetitividade de movimentos e o esforço excessivo são os motivos desse tipo de lesão.

Sintomas.

Os sintomas das fraturas podem ser evidentes e facilmente identificados por qualquer pessoa, porém alguns casos apenas a avaliação médica, e exames será capaz de identificar qual a real situação da área lesionada e se realmente houve fratura, por isso tenha atenção aos sintomas descritos abaixo:

  • Dor intensa;

  • Rigidez;

  • Inchaço;

  • Dificuldade em realizar movimentos;

  • Deformação do membro afetado.

Independente da facilidade de identificação qualquer tipo de fratura necessita de atendimento médico para tratamento da lesão e a certificação de que nenhum órgão vital foi afetado.

Mas, agora quero lhe apresentar algumas classificações importantes das fraturas.

  • A primeira diz respeito a identificação visual, que denominamos de fratura fechada ou fratura exposta, como o próprio nome diz a exposta tem ruptura total do osso rompendo também a pele e ficando a mostra, já a fechada é possível vê-la apenas através de exames radiológicos.

  • Outra classificação é quanto a posição da fratura que chamamos de longitudinal, transversa, oblíqua desviada, oblíqua exposta, simples, comunicativa ou espiral.

Quais os tratamentos para fraturas?

ree

O tratamento geralmente se dá por meio da gravidade, ou seja, reposicionamos o osso quebrado e o imobilizamos por meio de talas ou gesso até que o próprio corpo faça seu papel de cicatrização.

Lembrando que casos mais graves podem necessitar de cirurgia para inserção de hastes de metal para reposicionamento do osso ou até mesmo substituição completa do osso afetado quando necessário e conforme possibilidade.

Como agir em caso de fratura?

ree

Vou lhe passar informações importantes para os primeiros socorros em situação de fratura.

  • Primeiro: não tente de maneira nenhuma colocar o osso quebrado de volta no lugar;

  • Segundo: se existir a possibilidade de aguardar socorro médico ligue para o pronto socorro e espere, caso contrário siga os passos a seguir e direcione a vítima para o pronto socorro mais próximo;

  • Terceiro: deixe o membro lesionado em repouso de maneira confortável e natural;

  • Quarto: imobilize as articulações abaixo e acima do local fraturado, você pode fazer isso com talas, madeira ou qualquer material rígido o bastante, de forma a proteger a lesão evitando movimentá-la;

  • Quinto: se houver fratura exposta, cubra com um pano limpo ou gaze esterilizada caso você tenha acesso, porém se o ferimento estiver com sangramento intenso será necessário realizar compressão no local para ajudar diminuir a perca de sangue.


Fico feliz que tenha chegado até aqui, espero ter repassado um conteúdo que faz sentido para você, neste site minha intenção é compartilhar um pouco do meu conhecimento, ajudando levar informação, qualidade de vida e longevidade ao maior número de pessoas possível.


  • Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho - SBCJ

 
 
 

Comentários


Posts em destaque
Posts recentes

Av. Hiroshima, 957
Carandá Bosque
Campo Grande, MS

R. Eduardo M. Metello, 835
Chácara Cachoeira
Campo Grande, MS

logo whatsapp

Fale pelo
WhatsApp

T. (67) 3029 2884
C. (67) 99917 1326

bottom of page