Lesões de cartilagem

A cartilagem articular hialina é uma variedade de tecido conjuntivo denso, hiperhidratada (conteúdo de água variando de 66 a 80%), com 20-34% de sólidos dos quais, 5-6% são componentes inorgânicos (principalmente hidroxiapatita) e do restante orgânico, 48-62% é formado por colágeno tipo II e 22-38% por proteoglicanas. Apresenta-se como um tecido bem estruturado, elástico e com uma superfície lisa de cor branca.

As principais funções da cartilagem articular são a proteção do osso subcondral, o deslizamento sem atrito das superfícies em contato e a absorção de impacto.

A cartilagem normal do joelho é um tecido de 2 a 8 mm de espessura que recobre os ossos que formam o joelho (fêmur, tíbia e patela), sendo na patela sua maior espessura encontrada.

Geralmente, as lesões iniciam com sinais como crepitação, "rangidos", estalidos, podendo apresentar sintomas como discreto desconforto no joelho.

Há necessidade de tanta preocupação e cuidados para evitar as lesões de cartilagem?

É importante sim todo cuidado e prevenção das lesões de cartilagem pois suas lesões podem desencadear um processo evolutivo de degeneração articular, inibição reflexa da ativação muscular, e por fim limitação funcional associado a dores!

Sabe-se também que por ser avascular a cicatrização das lesões de cartilagem podem ocorrer de forma lenta e com bastante dificuldade.

Sintomas

A real incidência das lesões osteocondrais em humanos é desconhecida em função de grande parte delas serem assintomáticas.

Fiquem atentos pois a cartilagem é aneural, ou seja, não possue invervação portanto nem sempre uma lesão em sua estrutura será dolorosa.

Sinais como inchaço, crepitações, e bloqueio articular podem estar associados as lesões da cartilagem.

Geralmente a dor acompanha o trauma aguda, as lesões com exposição e inflamação óssea e nos casos em que o processo inflamatório gera sinovite ou distensão capsular. Também é evidenciada sintomas álgidos quando associada as síndromes femoro patelares.

Os exames complementares e experiência clínica serão fundamentais para confirmação diagnóstica principalmente em fases iniciais.

O tratamento precoce pode modificar a história natural das lesões de cartilagem.

Como tratar?

O tratamento das lesões de cartilagem é sempre um grande desafio devido a sua dificuldade natural em cicatrização e regeneração. No entanto, existem opções de tratamento que podemos utilizar.

Um deles é a utilização de uma membrana, matriz de colágeno dupla face chamada Chondro-gide que foi desenvolvida para o reparo de defeitos na cartilagem associada a procedimentos adjuvantes como implante autólogo de condrócitos e microperfurações.

A indicação ideal para este procedimento seria para pacientes:

• Com lesão condral ou osteocondral grau 3 e 4;

• Defeitos traumáticos com até 2 locais;

• Tamanho do defeito pequenos (2 até 8 cm2);

• Idade entre 18 e 55 anos;

• Região de condilofemoral e patelofemoral;

• Cartilagem intacta ao redor e osso subcondral vitalizado.

Outro técnica difundida é o Transplante Autólogo Osteocondral, também conhecida como mosaicoplastia ou OATS, consiste na retirada de cilindros osteocondrais de 15mm de profundidade da região da tróclea ou intercôndilo (áreas anatômicas do joelho), sendo transplantadas para o local da lesão cartilaginosa.

É uma excelente técnica onde conseguimos o preenchimento da lesão com cartilagem hialina.

Qual o paciente ideal para a mosaicoplastia do joelho?

Idealmente o paciente com indicação para este procedimento possuir as seguintes características:

• Idade menor que 50 anos;

• Lesão focal de 1 a 4 cm2;

• Falha de procedimentos prévios como as micro-fraturas;

• Ausência de deformidades e de instabilidade do joelho;

• Ausência de artrose.

Resp. Técnico