Síndrome do Corredor

A síndrome do trato iliotibial (também conhecida como síndrome do corredor), é uma das lesões mais comuns em atletas como corredores e ciclistas. Trata-se de uma inflamação da bursa, que se encontra entre a proeminência do joelho (localizada na parte externa) e a fáscia, uma banda de tecido fibroso que se comporta como um tendão.

Tal inflamação é consequência da flexão excessiva do joelho ligada a alguns fatores que aumentam a tensão ou atrito nesta região.

Os sintomas mais comumente encontrados são:

- Hipersensibilidade na região lateral do fêmur (próxima ao joelho);

- Dor e queimação quando essa região é palpada.

A fricção da banda iliotibial ocorre predominantemente no contato do pé com o solo na fase de desaceleração da marcha. Por conta disso é uma lesão muito comum em corredores.

Entretanto, também tem sido encontrada em ciclistas. Corridas em regiões com muito desnível de terreno também facilitam o aparecimento da dor. Essa dor normalmente pode começar após o atleta ter percorrido uma longa distância e pode ir aumentando até que ele não consiga mais correr. A dor pode desaparecer após o descanso, mas reaparece se a corrida for reiniciada.

Calçado inadequado, sobrecarga de treinamentos e competições, encurtamentos musculares, principalmente de músculos da região lateral da coxa, e tensão na banda iliotibial favorecem o aparecimento dessa lesão.

Exercícios de alongamentos de músculos laterais e posteriores da coxa são estratégias preventivas que devem constar em planilhas de treinamento. Outras técnicas como Kinesio Taping, Mobilização Fascial e Muscular, têm se mostrado muito eficientes no tratamento dessa síndrome.